DC demite editor Eddie Berganza após denúncias de assédio
A DC Entertainment divulgou um comunicado informando a suspensão do editor Eddie Berganza de suas funções. A decisão foi tomada após uma matéria do site Buzz Feed abordando o assunto.
A situação, entretanto, não é nova. Histórias envolvendo Berganza começaram em 2012, mas, até então, nenhuma ação mais efetiva havia sido tomada. O caso voltou a ganhar força devido aos recentes escândalos que tomaram conta de Hollywood, e atingiram importantes produtores, diretores e atores, como Harvey Weinstein, Brett Ratner e Kevin Spacey, dentre outros.
"A DC Entertainment suspendeu imediatamente o Sr. Berganza e o removeu de suas funções como editor de grupo na DC Comics. Haverá uma rápida e cuidadosa verificação para definir os próximos passos sobre as alegações contra ele e as preocupações de nossos autores, empregados e fãs. A DC continua extremamente comprometida com um ambiente de trabalho seguro para nossos empregados e todos os envolvidos na criação de nossos quadrinhos", afirmou.
Diversos escritores e desenhistas se manifestaram sobre o caso, pedindo providências antes da decisão da editora, incluindo Shea Fontana, Gail Simone, Matthew Rosenberg, Lilah Sturges, Gerry Conway e o brasileiro Rafael Albuquerque.
ATUALIZAÇÃO: Durante o dia de hoje (13/11/2017), após o artigo acima ser publicado, foi confirmada a demissão de Eddie Berganza. "A Warner Bros. e a DC Entertainment reincidiram o contrato empregatício com o editor de grupo da DC Comics, Eddie Berganza. Estamos comprometidos em erradicar casos de assédio, e garantimos a todos os empregados, assim como nossa comunidade freelancer ciente de nossa política, que reportem qualquer preocupação para receberem assistência da empresa", diz o comunicado oficial.