DCL lança Hamlet em quadrinhos, com desenhos de Sam Hart
Em março deste ano, quando lançou mais duas adaptações de grandes obras em quadrinhos, por meio do selo Farol Literário, a DCL - Difusão Cultural do Livro disse que tinha intenção também de publicar materiais produzidos no Brasil, nessa mesma linha.
Poucos meses depois, cumpre o prometido, com a chegada às livrarias de Hamlet (edição especial, formato 16,5 x 26 cm, 72 páginas coloridas, R$ 29,00), com roteiro de Bruno S.R., desenhos de Sam Hart, arte-final de Juliano Oliveira e cores e letras de Tarsis Cruz.
A obra, uma das principais do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare, explora temas como traição, corrupção, moralidade e vingança. "Foi um grande desafio transformar Hamlet em roteiro de quadrinhos. Redigi uma versão própria da peça, mantendo o essencial e sintetizei as falas no estilo da HQ", revela Bruno S.R., que trabalha como editor de livros. "O inglês arcaico do original exige muito. Tive que fazer diversas consultas a outras traduções e dicionários, buscar o que soava melhor, o mais adequado ao contexto, para então adaptar ao português contemporâneo."
Na arte, Sam Hart procurou retratar com fidelidade a insanidade do príncipe da Dinamarca em sua busca por vingança contra o assassino de seu pai. Mas sem prejudicar o ritmo que uma HQ exige, como, por exemplo, manter momentos de clímax da trama nas viradas de página. "As cores também são fundamentais para expressar corretamente as emoções evocadas pelo texto", explica. "Em momentos mais melancólicos, como quando surge o fantasma do rei, o azul predomina. Em outros, de ira ou loucura, como quando Hamlet concretiza sua vingança, o tom mais presente é o vermelho."
Segundo a editora Daniela Padilha, a intenção do selo é que esses álbuns sejam adotados em salas de aula. "Queremos aproximar os jovens da literatura clássica, por meio de uma linguagem dinâmica, mas não menos rica e trabalhada", afirma.
Mas a DCL terá concorrência na tentativa de levar este título
às escolas, pois este não é o único álbum de Hamlet em quadrinhos
no mercado. Há pouco mais de um mês, a Galera
Record lançou uma versão da história em
mangá. E a Nemo, de Belo Horizonte, também prepara
sua edição, escrita por Wellington Srbek e desenhada por Alex Shibao.