Debate abordará a produção de quadrinhos por autores negros
Hoje, quarta-feira (6 de junho), acontecerá o encontro Quadrinhos Negros brasileiros e suas possibilidades educacionais, organizado pelo Fateliku - Grupo de Pesquisa sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e religião.
O debate acontecerá a partir das 18h30min, na FEUSP - Faculdade de Educação da USP (Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária), em São Paulo/SP.
Participarão do evento Caio Ferraro (FEUSP), Marcelo D'Salete (Cumbe, Angola Janga), Robson Moura (Black Friday), Hugo Canuto (Canção de Mayrube, Contos dos Orixás), Rafael Calça (Jeremias - Pele) e Jefferson Costa (Jeremias - Pele).
Para além da consolidação das histórias em quadrinhos como gênero literário e artístico, nas primeiras décadas do século atual houve um significativo aumento na produção dos quadrinhos negros (histórias produzidas por autores e autoras negros e com temática negra), desde os zines até as graphic novels editadas em grande escala. Essas obras, advindas de diferentes segmentos, indicam um novo momento na produção dos quadrinhos negros e novas possibilidades que essa representatividade gera no campo educacional.