Denny O'Neil volta a escrever a Liga da Justiça depois de 35 anos
A última vez que Denny O'Neil teve seu nome creditado como escritor numa revista da Liga da Justiça foi em 1968. Mas, em dezembro de 2003, chegou às comic shops americanas a edição JLA # 91, na qual o autor volta ao grupo 35 anos depois, no arco de histórias em três partes chamado Extinction.
O'Neil se juntou ao artista Tan Eng Huat, formando a primeira equipe criativa de várias que trabalharão no título rotativamente. A próxima será formada por Chris Claremont e John Byrne.
"Pouco depois de eu ter me aposentado do trabalho de editor, Dan Raspler me perguntou se havia interesse em escrever para a Liga. Fiz um esboço, e ele aceitou. Quando Mike Carlin assumiu como editor da série, leu a trama e me pediu para fazer a aventura", explicou o autor.
O'Neil faz questão de dizer que os tempos mudaram nesses 35 anos. "Sou uma pessoa diferente hoje, e não porque estou mais velho. Na década de 1960, não era ciente de muitas coisas. Agora, sou", destacou. "Tento levar o trabalho mais a sério. Antes, não sabia de nada sobre técnicas ou estruturas narrativas, o que não quer dizer necessariamente que era uma coisa ruim. Hoje, tenho mais liberdade, todos têm. O objetivo, entretanto, não mudou. Estamos tentando contar uma história."
Segundo o escritor, a trama lida com evolução e fundamentalismo religioso.