Desenhista Andy Kubert fala sobre a minissérie 1602
Filho de peixe, peixinho é. O velho ditado pode ser dito quando se trata de Andy Kubert, que, ao lado do irmão Adam Kubert, seguiu os passos do pai e entrou no mercado de quadrinhos. E o pai dos dois é simplesmente Joe Kubert, um dos mais respeitados criadores do meio.
Andy construiu uma carreira de sucesso, e seu ápice chegou junto com a minissérie Origem, na qual foi revelado o passado de Wolverine. Agora, ele entrou de cabeça em um novo e igualmente aguardado projeto. O artista está desenhando 1602, que conta com argumentos de Neil Gaiman.
"Joe Quesada (editor-chefe) me disse que após Origem ele tinha outro grande projeto em mente para mim. Disse que era com Neil e se eu estava interessado. Levei meio segundo para dizer que sim, mesmo sem saber do que se tratava a história", relembra Andy Kubert.
"Fiquei lisonjeado. A Marvel mandou algumas cópias de Origem para Neil, e ele gostou. Adoro Sandman. Ter a oportunidade de trabalhar com ele é um dos pontos altos da minha carreira, e depois de conversar com ele sobre a série e os personagens, o considero ainda mais. É uma ótima pessoa, com os pés no chão, fácil de se relacionar e que realmente se importa com o trabalho", elogiou.
Sobre 1602, o artista revelou adorar a época em que a trama se passa, incluindo o figurino dos personagens e os castelos. "Sabia que precisaria de muita referência, visitar bibliotecas, livrarias e navegar na internet. O design dos personagens leva tempo, e a editora me deu isso. Foram muito pacientes. As idéias dos personagens são todas do Neil. Ele tinha tudo na cabeça, e sabia exatamente o que queria".
Para a pesquisa, Andy comprou filmes e os assistiu antes mesmo de começar a trabalhar na série. Adquiriu ainda livros (inclusive de castelos) e roupas da época.
Mas todo o trabalho valerá a pena. "Sei que os leitores adorarão essa história. Para mim, será uma das melhores tramas da história dos quadrinhos, é puro Gaiman. Espere o inesperado", resume.
1602 # 1 estará à venda em agosto.