Desenhista Paul Ryan morre aos 66 anos
O desenhista de quadrinhos norte-americano Paul Ryan faleceu aos 66 anos. A notícia foi divulgada pelo primo do artista, Chad Callanan, via Facebook.
Ryan nasceu no dia 23 de setembro de 1949, na cidade de Somerville, em Massachusetts, Estados Unidos. Quando criança, sofreu influências de artistas da Era de Prata, como Wayne Boring e Curt Swan, e era fã do Quarteto Fantástico de Stan Lee e Jack Kirby.
Formou-se na Massachusetts College of Art, em 1971, mas só ingressou no mercado de quadrinhos em 1983, quando enviou seus trabalhos para a Charlton Comics com a proposta de uma revista chamada Breed, que não chegou a ser publicada. O projeto viria a se tornar realidade em 1984, nas páginas de Starmasters # 1, pela Americomics.
Ele passou então a trabalhar para a Marvel Comics, quando o desenhista Bob Layton precisava de um assistente. Para a “Casa das Ideias”, desenhou personagens como Coisa, Homem de Ferro, Esquadrão Supremo, Os Eternos, Thor, Quasar e Vingadores. É dele a arte de The Amazing Spider-Man Annual # 1, com o casamento de Peter Parker com Mary Jane Watson.
No Brasil, essa história saiu em Homem-Aranha # 100, da Editora Abril (clique aqui para ler o review da edição).
Um dos mais conhecidos trabalhos de Paul Ryan foi em Quarteto Fantástico, título no qual ele permaneceu por cinco anos e desenhou mais de 50 números.
Pela DC Comics, ilustrou heróis como Flash, Batman e Superman e participou do especial na qual o Homem de Aço casou com Lois Lane, em 1996.
Ele também desenhou as aventuras do Fantasma nas tiras de jornais.