Desiderata lança livro de aforismos de Aldir Blanc
Guimbas
(formato 14 x 21 cm, 96 páginas, R$ 29,90) é uma coletânea de aforismos
que leva ao pé da letra a máxima de Millôr Fernandes "humor é mau humor".
O lançamento é da Desiderata.
O livro tem prefácio assinado por Nani, orelha escrita por Reinaldo (do Casseta & Planeta), contracapa do jornalista Luís Pimentel, ilustrações de Fábio Monstro e uma advertência do próprio Aldir, que dedica o lançamento a Henfil: "Humor é pé na cara".
Guimbas é politicamente incorreto já no título, ao fazer referência ao grande vilão dos dias atuais: o cigarro. A ilustração de capa, de Fábio Monstro, ressalta a imagem do compositor, acompanhado de um copo de cerveja, abusando do tabaco.
A partir das frases do autor, o ilustrador Fábio Monstro amplia o significado do tiro certeiro de cada palavra escrita por Aldir, como na imagem de abertura do livro, em que Aldir é retratado com uma espingarda na mão e um cigarro na boca.
Aldir Blanc é o próximo autor da série SIGmund, idealizada por Jaguar para a Desiderata, que tem o intuito de divertir e apresentar aos leitores os clássicos do humor brasileiro e a nova-guarda do gênero. A seleção dos títulos foi feita pelo Jaguar, com a chancela do ratinho Sig - o clássico do cartunista criado para o Pasquim e revitalizado para batizar os lançamentos.
A coleção já disponibilizou os títulos Ministério de perguntas cretinas
(Millôr Fernandes e Jaguar), Assim
rasteja a humanidade (Allan Sieber), Dicionário dos sexos
(Gustavo Alves), A mãe que entrou em órbita ou como casar com um rapaz
solteiro (João Bethencourt), Um riso em decúbito (Don Rosé
Cavaca), Existe sexo após a morte? (Adão Iturrusgarai) e Gente
fina (Bruno Drummond).