Devir lança Folheteen, de José Aguiar
O
novo álbum nacional da Devir
Editora é Folheteen (formato 21 x 28 cm, 48 páginas coloridas,
R$ 26,00), de José Aguiar.
Essa série já recebeu um prêmio, em 2005, quando Aguiar venceu o I Concurso Internacional de Histórias em Quadrinhos promovido pelo Senac-SP e pela Devir, com a sua história Ponto Final, com os personagens de Folheteen. A premiação previa a publicação de um álbum pela editora.
Foi partindo da história vencedora no concurso, que o autor escreveu um álbum que contava como os personagens chegaram naquela situação. Ele conta que releu todo o material antigo, para selecionar e reinventar as melhores situações para compor uma história inédita.
"Era como se estivesse adaptando as tiras para um longa-metragem", explica José Aguiar.
O material de Folheteen, que serviu de inspiração para este álbum, foi publicado em tiras semanais, em 2001, nos jornais de Curitiba Gazeta do Povo e, no ano seguinte, no Jornal do Estado, no qual foi publicado até 2005.
Nas histórias, o destaque é para a protagonista Malu, uma adolescente que odeia o rótulo de teen e, por conseqüência, abomina a todos ao seu redor, sejam eles seus amigos ou sua própria família. "Nem bela, nem feia, boa ou má, ela vai levando pancadas do destino e lidando com isso do jeito que consegue", resume o autor.
O lançamento do álbum em Curitiba acontece no dia 7 de fevereiro, a partir das 19h30min, no Solar do Barão - Sala Índice (Rua Carlos Cavalcanti 533 - Centro - Curitiba/PR) e também no dia 2 de março, a partir das 19h, nas Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação (Avenida Sete de Setembro, 2775 - Loja 1108 - Centro).
Em São Paulo, o lançamento ocorre no dia 9 de fevereiro, a partir das 19h30min, na Quanta Academia de Artes (Rua Minas Gerais, 27 - Higienópolis - São Paulo/SP).