Dia do Quadrinho Nacional ganha mostra em Curitiba
Desde
a última sexta-feira, dia 27 de janeiro, acontece no Aeroporto Internacional
Afonso Pena (Curitiba/PR) uma mostra de história em quadrinhos promovida
pela Gibiteca de Curitiba, em comemoração ao Dia do Quadrinho
Nacional.
A exposição reúne 52 trabalhos realizados pelos cartunistas paranaenses José Aguiar (Ernie Adams, O Gralha), Antônio Eder (Chalaça, O Gralha), Fúlvio Pacheco, Adilson Orikassa, Alan Ledo e Benett. As obras podem ser apreciadas até o dia 11 de fevereiro, com entrada franca.
O Dia do Quadrinho Nacional, festejado em 30 de janeiro, foi instituído há 22 anos pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo para lembrar que nesse dia, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira. O trabalho apareceu nas páginas do jornal Vida Fluminense, com o personagem fixo Nhô Quim, criado por Angelo Agostini. A consagração de uma data aos quadrinhos estimula a reflexão sobre a importância dessa linguagem no conjunto das manifestações artísticas.
A iniciativa da Gibiteca de Curitiba em promover a exposição alusiva ao Dia do Quadrinho Nacional enfatiza o trabalho dessa unidade da Fundação Cultural de Curitiba. Festejada como espaço dedicado a todos aqueles que reconhecem a importância das artes gráficas, a Gibiteca é uma das bases da atual produção de quadrinhos da cidade.