Diversão e informação em Castelo Medieval, da Rocco
A
escritora Joanna Cole e o ilustrador Bruce Degen, ambos norte-americanos,
têm como grande destaque no currículo a consagrada série de livros infantis
de ciências O Ônibus Mágico. Em 2003, eles resolveram encarar um
novo desafio: falar de História para crianças. E em quadrinhos!
Assim, nasceu a série As Aventuras da dona Friz, cujo segundo livro, Castelo Medieval (formato 23 x 30,4 cm, 44 páginas coloridas, R$ 35,00), acaba de chegar ao Brasil, pela Rocco - o primeiro, em 2003, foi Egito Antigo.
A obra tem alguns problemas de narrativa (a falta de fluidez é o principal), mas é, sim, uma história em quadrinhos. E é bem interessante a forma que os autores utilizaram para explicar os conceitos da história para as crianças. Enquanto na parte de cima das páginas rola a ação em imponentes castelos medievais, embaixo, nos rodapés, há curiosidades, informações e tiradas de humor.
Na
trama, a intrépida professora dona Friz encontra Arnold, um de seus melhores
alunos, numa tarde de sábado, e não resiste à tentação de dividir com
ele seus conhecimentos. Após visitarem uma loja de artigos sobre castelos,
os dois viajam no tempo e descobrem as maravilhas e perigos da vida na
Idade Média.
Ao descer pelo alçapão da loja, Friz e Arnold exploram um castelo do século XII, conhecem lordes, damas, cavalheiros e camponeses, e até participam de uma batalha contra o exército invasor! E mesmo sentindo falta das facilidades da vida moderna, os dois se adaptam tão bem aos costumes da época, que ajudam a derrotar o inimigo.
Depois disso tudo, Arnold precisa ajustar seu relógio para voltar ao século XXI. E o melhor é que Castelo Medieval consegue alcançar seu objetivo: ensinar e divertir.