Don Rosa, Mutarelli e outras atrações do VI FIHQ-PE
As inscrições para o VI Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco vão até o dia 7 de maio.
O evento, que terá como palestrante e jurado Keno Don Rosa (40 anos da revista Tio Patinhas, acontece no Observatório Cultural Malakoff, instalado na Torre Malakoff, um observatório naval construído em 1860 e transformado pela FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - órgão da Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco, que promove o evento - em espaço cultural para as artes gráficas, plásticas, música e fotografia, numa das partes mais charmosas da cidade - o Recife antigo.
Don Rosa fará palestra no dia 26 de maio, presidirá a comissão julgadora e terá uma exposição de seus trabalhos atuais para o grupo Disney e dos trabalhos anteriores, como o Capitão Kentucky, nos anos 70.
O público verá uma coletiva dos cartunistas do Nordeste e outra com trabalhos de três convidados - Lourenço Mutarelli, Samuel Casal e Cláudio Oliveira. Outra atração será a palestra do dia 28 de maio, da Professora Sonia M. Bibe Luyten.
O FIHQ-PE atrai participantes de mais de 20 países, e inscreve mais de 700 obras de aproximadamente 300 artistas, que concorrem nas categorias Charge, Cartum, Caricatura e Histórias em Quadrinhos.
Também estão convidados para o evento Albert Nunes de Carvalho, cartunista e diretor da Fundação Nacional de Humor e do Salão Internacional de Humor do Piauí; João Gualberto Costa, um dos criadores do mais importante prêmio de humor e quadrinhos brasileiro, o Troféu HQMix; Lourenço Mutarelli, autor de graphic novels mais premiado do Brasil; Samuel Casal, considerado um dos nossos mestres da ilustração digital; Cláudio Oliveira, chargista do jornal Agora São Paulo; e o professor Henrique Magalhães, que tem doutorado em sociologia com tese baseada nos fanzines.
Além disso, o FIHQ-PE contará com a participação de cartunistas e pesquisadores pernambucanos, como o chargista e professor Antônio Clériston de Andrade; o roteirista e ilustrador João Lin; o roteirista e acadêmico Bruno Alves, o professor Amaro Braga, o roteirista e ilustrador Romo Oliveira e os membros da Acape - Associação dos Cartunistas de Pernambuco, que promoverão sessões de caricaturas ao vivo, retratando os visitantes do Festival.