Edição especial comemora os 75 anos de Mickey
Na década de 20, o estúdio de Walt Disney já tinha uma produção regular e pujante de curtas de animação que eram exibidos antes das grandes sessões de cinema e em matinês aos sábados e domingos. Porém, repentinamente, uma nova tecnologia chegou à indústria cinematográfica americana e Disney, sem perda de tempo, desviou todos os seus recursos e sua principal equipe de artistas para concluir um curta-metragem chamado O Vapor Willie.
Primeiro desenho animado sonoro - com efeitos e diálogos além da música -, O Vapor Willie foi exibido pela primeira vez em 18 de novembro de 1928 e era protagonizado por um camundongo que então fazia sua primeira aparição - um personagem simpático que, anos mais tarde, viria a se tornar o maior símbolo de entretenimento do mundo.
Mickey Mouse comemora seu jubileu de brilhante este ano. E a Editora Abril, que edita a revista em quadrinhos do personagem desde 1952, celebra o aniversário lançando no dia 18 de novembro a edição especial comemorativa Mickey 75 Anos (128 páginas, R$ 5,90).
Dividida em três blocos distintos, cada um cobrindo uma faceta (Mickey Detetive, Mickey Família & Amigos e Mickey Aventureiro), esta edição especial coleciona um total de 10 histórias em quadrinhos.
No capítulo Detetive, a primeira história de Mickey como investigador, publicada originalmente em 1950. Mostra também histórias com os arquiinimigos Mancha Negra e João Bafo-de-Onça, além do grande companheiro no combate ao crime, o incorruptível Coronel Cintra.
No capítulo Família & Amigos, todos os principais personagens que participam do dia-a-dia de Mickey: a namorada Minnie, o inseparável amigo Pateta, o rival Ranulfo, entre outros.
No capítulo final, Aventureiro, Mickey em viagens a outras épocas e lugares, inclusive à cidade de Esquálidus, seu parceiro de grandes aventuras que veio do futuro.
Todos os três blocos são acompanhados de textos explicativos com informações e curiosidades.