Editor Wellington Srbek fala sobre planos e lançamentos da Nemo em 2012
Em 2011, o Grupo Editorial Autêntica resolveu apostar no mercado de quadrinhos e lançou a Editora Nemo. Com a proposta de reunir um catálogo de publicações com nomes mundialmente consagrados e de quadrinhistas brasileiros, o primeiro ano da nova editora trouxe para os leitores dez lançamentos, incluindo grandes obras europeias.
E o que esperar para 2012? Em conversa com o Universo HQ, o editor Wellington Srbek falou mais sobre os planos da editora e deu detalhes dos próximos lançamentos.
"Nosso ano de estreia foi excelente! Todos os lançamentos da editora tiveram ótima repercussão, os nacionais ficaram bem bonitos, os clássicos confirmaram sua importância nas vendas e tivemos algumas boas surpresas", comemora Srbek.
"Para 2012, esperamos aprofundar e ampliar a proposta de publicar novos autores nacionais de talento, clássicos europeus inéditos e também quadrinhos norte-americanos de qualidade. Mas é claro que ainda estamos apenas no começo!", revelou.
E a estreia da editora com quadrinhos norte-americanos será com a coletânea O Incrível Cabeça-de-Parafuso & Outros Objetos Curiosos, reunindo histórias escritas e desenhadas por Mike Migonla e publicada originalmente pela Dark Horse. "Um prato cheio para os fãs série Hellboy e outros trabalhos do autor", aposta o editor.
A história O Incrível Cabeça-de-Parafuso ganhou o Eisner Award como melhor publicação de humor e chegou a virar um piloto de animação com duração de 22 minutos, no canal Sci-Fi Channel - atualmente SyFy -, em 2006.
Mas essa não será a primeira novidade do ano, pois a Trilogia Nikopol (capa dura, formato 24 x 32 cm), do francês Enki Bilal, tem previsão de lançamento para março. Essa obra de ficção científica é formada por três títulos lançadas originalmente entre 1980 e 1992: A Feira dos Imortais, A Mulher Armadilha e Frio Equador. A edição da Editora Nemo incluirá o capítulo final inédito no Brasil.
A história acontece em 2023, quando um astronauta do Século 20, Alcide Nikopol, retorna a Paris depois de passar 30 anos congelado no espaço. A Cidade Luz está em ebulição e é bem diferente daquela que ele conhecia, sendo agora governada pelo fascista Jean Ferdinand Choublanc. Ao mesmo tempo, uma misteriosa nave espacial em forma de pirâmide aparece no céu parisiense e, a bordo, encontram-se misteriosas divindades egípcias dirigidas pelo imortal Anubis.
A Coleção Moebius terá dois novos volumes, com O homem é bom?, em abril, e o clássico A Garagem Hermética, em agosto. Ambas sairão com capa dura e no formato original europeu (24 x 32 cm).
Já a série Corto Maltese, de Hugo Pratt, também ganhará dois novos álbuns neste ano, com formato 21,5 x 28,5 cm e capa dura. As Helvéticas tem lançamento previsto para maio e Mu deve chegar em outubro.
A Coleção Shakespeare continua sendo publicada neste ano, com três novos volumes, seguindo o mesmo formato das edições anteriores. Macbeth é adaptado por Marcela Godoy e Rafael Vasconcellos, Rei Lear tem roteiros de Jozz e arte de Octavio Cariello e A Tempestade fica por conta de Lillo Parra e Jefferson Costa.
"Os autores já entregaram os projetos e ficarão três álbuns de primeira", afirma Srbek.
Por fim, Hamlet também será adaptado em quadrinhos pela editora. "O roteiro é meu e os desenhos são de Alex Shibao. Embora seja uma peça shakespeariana, essa história tem outra abordagem, então não deverá entrar na Coleção Shakespeare", explicou Srbek.
"Esses são os dez lançamentos que já temos confirmados, mas temos mais coisas planejadas", finalizou.