Editora Criativo resgata o trabalho de José Carlos Crispim
Fab e Crispa (formato 21 x 28 cm, 124 páginas, R$ 49,90), de José Carlos Crispim, é um lançamento em conjunto da Editora Criativo e do selo GRRR!. A obra já está à venda na loja da Editora Criativo e na Comix Book Shop.
Em 1967, o editor e roteirista Minami Keizi fundou a Edrel, uma editora de HQs de vanguarda que inovou no mercado da época e, entre vários feitos, inaugurou os quadrinhos em estilo mangá no Brasil.
A Edrel ficou conhecida por suas HQs sérias, repletas de dramas psicológicos e existenciais. Porém, o humor também tinha seu lugar cativo na editora, tendo este “lado palhaço” ficado a cargo de vários cartunistas talentosos da época. Dentre eles, um se destacou: José Carlos Crispim, jovem cartunista responsável pelos momentos mais hilários da editora. E entre suas muitas obras, se destacou a dupla “Fab e Crispa”, dois aloprados que só se metiam em confusões.
Neste livro estão reunidas dez HQs de Crispim, repletas de humor adolescente e escrachado, influenciado por bastiões do humor daquele período, como a revista MAD, por exemplo.
Um livro que resgata um autor pouco conhecido do grande público, mas que, em sua breve carreira, contribuiu muito com o quadrinho brasileiro.