Editora Dupuis lança Spirou, de Yves Chaland
A editora francesa Dupuis lançou, no final do mês passado, o álbum Spirou par Yves Chaland. O livro faz parte das comemorações de 75 anos de Spirou.
O álbum, em formato italiano (horizontal), reconta a trajetória do falecido desenhista francês Yves Chaland (1957-1990) e sua relação com Spirou. A história foi publicada originalmente em tiras (em preto e branco) na revista Spirou, em 1982, mas ficou inacabada.
Essa HQ já havia sido republicada em outros formatos, nos livro Coeurs D'Acier, das edições Champaka, em 1990, e Spirou et Fantasio – Hors Série # 4, da editora Dupuis, lançado em 2003.
A HQ tem um visual retrô, fortemente inspirada na arte de Jijé (Joseph Gillain) e André Franquin, dois dos principais desenhistas de Spirou nas décadas de 1940 e 1950, e está relacionada com robôs e um mistério na África (com referências claras ao álbum Tintim no Congo, de Hergé).
Chaland foi um dos expoentes da chamada Nova Linha Clara, na década de 1980. Ele é o criador de personagens como Bob Fish, Freddy Lombard, Adolphus Claar e Le Jeune Albert.
O personagem Spirou foi criado em 1939, por Rob-Vel (Robert Velter).
Spirou par Yves Chaland tem 112 páginas e custa 22 euros.