Editora Globo entrega cartilhas em quadrinhos ao Fome Zero
Foi entregue no dia 29 de novembro, pela Editora Globo, o segundo milhão de cartilhas educativas em quadrinhos ao programa Fome Zero.
As cartilhas são resultado da venda de mais de 350 mil exemplares da revista Emília e a Turma do Sítio, criada para trabalhar conceitos de cidadania, voluntariado e responsabilidade social na população.
Emília e sua turma, criadas pelo escritor Monteiro Lobato, são protagonistas do projeto que visa atingir 18 milhões de crianças ao ano através de uma linguagem simples e divertida: os quadrinhos.
"Com o lançamento das cartilhas do Fome Zero da Editora Globo, o governo descobriu uma nova forma de atingir os analfabetos funcionais", explica Lucia Machado, diretora da unidade de infantis e mentora do projeto Fome Zero na editora. "A HQ é o principal meio de comunicação facilitada".
De cada exemplar comercializado por R$ 1,00, o governo federal recebe mais seis cartilhas sem qualquer custo. A ação foi criada através da união de diversas empresas e colaboração de cerca de 38 mil jornaleiros, que abriram mão da comissão de vendas.
O primeiro número tinha como tema o Programa Fome Zero. Emília e sua turma contavam de forma didática como funciona o projeto e como a população pode participar. Já na segunda edição, o tema é a Educação Alimentar.
A bonequinha tagarela explica a importância de comer no horário certo e também os alimentos corretos para evitar a obesidade. "É um problema sério", alerta o Visconde de Sabugosa ao explicar para a Emília. "Pra isso não acontecer, a gente deve evitar comer muitos chocolates, lanches, frituras".
A cerimônia de entrega teve a participação do ministro de segurança alimentar e combate à fome, José Graziano da Silva, e aconteceu na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera, durante a 1ª Feira do Livro Infantil, Juvenil & Quadrinhos de São Paulo.