Editora Globo lança Fahrenheit 451 em quadrinhos
Fahrenheit 451, um dos romances de ficção científica mais famosos do norte-americano Ray Bradbury, publicado pela primeira vez em 1953, ganhou uma versão em quadrinhos, pelas mãos de seu compatriota Tim Hamilton, que está sendo lançada no Brasil pela Editora Globo.
451 graus Fahrenheit (ou 233 graus Celsius) é a temperatura de combustão do papel comum. Por isso, a graphic novel, bastante respeitosa no trabalho de adaptação, se passa num futuro totalmente dominado pela televisão e no qual todos os livros são proibidos.
Por serem portadores de imaginação, fantasia e questionamentos, os livros são considerados "ameaças" a essa sociedade futurista em que o pensamento crítico foi suprimido. O personagem central da trama é Guy Montag, um queimador de livros.
A obra ganhou uma bela versão no cinema, em 1966, dirigido por François Truffaut. Uma nova adaptação está prevista para 2012.
Ray Bradbury, que autorizou e avalizou esta versão em quadrinhos, já declarou que sua intenção ao escrever o livro era mostrar o seu grande amor por livros e bibliotecas.
Tim Hamilton tem no currículo trabalhos para o The New York Times, King Features, Boom Studios, DC Comics, Dark Horse, Toybiz, revista Mad e outros.
Fahrenheit 451 tem formato 16 x 23 cm, 160 páginas coloridas, custa R$ 39,90 e está à venda em livrarias.