Elegia, de Edgar Franco, traz quadrinhos e música
Uma
experiência diferente. Assim podemos classificar Elegia (formato
14 x 20cm, 28 páginas, R$ 10,00), o novo lançamento da Marca
de Fantasia, que vem acompanhado de um CD de música.
Elaborada por Edgar Franco, a obra é uma mistura de arte visual com poesia, gerando uma história em quadrinhos que não se enquadra nos gêneros convencionais.
Como afirma o autor, Elegia nasceu da tentativa de narrar a saga de uma vida e de muitas das dúvidas existenciais de um ser humano, metaforizado na figura fantástica/mítica do centauro, evidenciando um de seus aspectos simbólicos: o da conexão direta entre homem e natureza/cosmos.
Os três capítulos têm como tema liberdade, amor e morte. O autor trabalha o texto mais em sua dimensão poética do que em prosa, deixando que símbolos e arquétipos fossem incorporados sem censura às imagens.
E o interessante diferencial é que a HQ se faz acompanhar de um registro sonoro, uma obra à parte, mas inspirada no clima do universo mítico da história.
Para a composição das músicas foram convidados Grim e Naberius, músicos da banda de black metal sinfônico Eternal Sacrifice e do projeto de dark atmospheric Aborym.
Para Edgar, a idéia não era a criação de uma trilha sonora, pois umas das características das HQs é o tempo de leitura individual que não deve ser limitado pela temporalidade musical; a idéia era que criassem uma peça independente, uma nova obra baseada na HQ.
Para outras informações, ou para adquirir, visite o site da editora.