Eletrosul usa gibi em campanha de conscientização contra queimadas
Mais uma empresa se rende à força dos quadrinhos como ferramenta de conscientização. A Eletrosul, que desenvolve uma campanha anual contra queimadas há 6 anos, adotou um gibi para levar sua mensagem de maneira informativa e, ao mesmo tempo, impactante.
Assim como as outras peças da campanha, o gibi foi desenvolvido para informar à população em geral e, especificamente, aos proprietários rurais que possuem áreas junto às linhas de transmissão e subestações de energia elétrica.
Os personagens da revista são quatro crianças e um espantalho, que ganha vida para alertar que as queimadas próximas a estes locais, provocam o desligamento de linhas de transmissão e subestações, trazendo grandes problemas para a população, deixando hospitais, indústrias, comércio e trânsito sem energia elétrica e, mais do que isso, que este ato é considerado crime e está sujeito a multa.
O roteiro e a arte do gibi Não faça queimada são de Raul Busarelo. A produção é da Agência Propague. A iniciativa também conta com o apoio da Eletrobrás, do Ministério das Minas e Energia e do Governo Federal.
Além do gibi, a campanha é constituída por jingle de 60 segundos, veiculado em rádios AM (principalmente do interior), outdoors, cartazes, folders, bonés e sacolas para utilização em armazéns. Este material é distribuído aos proprietários, sindicatos, prefeituras e outras entidades com as quais o público-alvo se relaciona.
Desde que começou a realizar esta campanha anualmente, a Eletrosul conseguiu reduzir drasticamente o número de interrupções de energia elétrica por queimadas na sua região de atuação, que abrange os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. E agora, contará com a valiosa ajuda dos quadrinhos!