Elza Keiko fala sobre mangá no Mart Center
Mangá é a palavra em japonês usada para referir-se às Histórias em Quadrinhos, mas também é a palavra usada mundialmente para referir-se ao jeito japonês de fazer quadrinhos, que é bastante peculiar e influencia autores de todo o mundo.
Assim como qualquer outra forma de expressão cultural, os quadrinhos japoneses carregam muito da cultura de origem que é muito diferente da brasileira. Mas, mesmo com essa diferença cultural grande, os quadrinhos feitos no Japão exercem fascínio entre fãs do mundo inteiro, pois há algo nele que ultrapassa as fronteiras e o torna universal.
A palestra Comunicação e Expressão - Elementos Gráficos e Narrativos do Mangá parte do princípio de que uma das grandes contribuições do gênero para as Histórias em Quadrinhos é o conjunto de recursos gráficos e narrativos desenvolvidos com o objetivo específico de envolver o leitor com a leitura.
A partir de características culturais como o Xintoísmo, o Zen-Budismo, o Bushidô, a escrita japonesa e outras manifestações, a palestra aborda a estética japonesa para definir um código que caracterize o mangá, composto por elementos gráficos e narrativos comuns ao quadrinho japonês.
A proposta é ajudar aqueles que querem conhecer mais de perto essa estética, mas sentem dificuldade de interpretá-la; assim como aqueles que gostariam de trabalhar com esta estética mas não a dominam; como também àqueles que simplesmente gostam de mangá e querem conhecer mais a respeito.
Elza Keiko, a palestrante, é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Cásper Líbero) e trabalha como designer e ilustradora há sete anos. Participou do projeto Mangá Tropical, da editora Via Lettera, coordenou o projeto do fanzine Orbital e deu aulas de desenho na ABRA.
O evento acontece no Mart Center (Rua Chico Pontes, 1500 - Vila Guilherme - São Paulo/SP), neste domingo, dia 30 de maio, às 14h, durante o Encontro Internacional de RPG.