Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Em longa entrevista Alan Moore volta a criticar Before Watchmen e autores envolvidos

14 março 2012

Alan Moore

Em uma longa entrevista publicada no site Seraphemera.org, Alan Moore falou em detalhes sobre o projeto Before Watchmen e seu sentimento acerca de toda a polêmica envolvendo os cocriadores da graphic novel ao longo dos anos.

Como já havia declarado, o escritor se mostra chateado com a ideia da DC Comics de fazer novas histórias com os personagens de Watchmen, mas acredita também em uma grande pressão da Time Warner, conglomerado do qual a editora faz parte. Ele também não poupou críticas aos autores envolvidos.

"Entendo os motivos de eles estarem fazendo Before Watchmen. Essa é, provavelmente, a única chance que terão em suas carreiras de estarem ligados a um projeto que as pessoas que não leem quadrinhos já tenham ouvido falar. Eu não o faria, pois ser conhecido como alguém que fez umas histórias ruins derivadas de Watchmen não seria bom. Mas cada um faz suas próprias escolhas", disse.

"Não leio mais quadrinhos e só ouvi falar de uns três deles. Certamente não tenho interesse em ver seus trabalhos", afirmou. "Se a DC pretende se sujar em público e acabar com a reputação de alguns escritores e desenhistas, não a impedirei."

Para Moore, o que faz de Watchmen tão especial ao longo de todo esse tempo é que foi uma história criada para ter um começo, meio e fim. O objetivo não era criar uma franquia como as dos demais personagens que possuem histórias mensais há décadas. "Foi deliberadamente feito para mostrar o que os quadrinhos podem fazer se aplicar valores literários a eles. Essa obra elevou a mídia e a indústria para patamares além dos quais tinham estado antes", compara.

Ele falou ainda sobre a negociação na época em que Watchmen foi criada e o contrato assinado na época, além da promessa da DC de reverter os direitos autorais da graphic novel a ele e Dave Gibbons, quando a história parasse de ser publicada, o que nunca aconteceu.

O escritor revelou que cortou qualquer tipo de contato com Gibbons e que a última conversa entre os dois aconteceu na época em que a adaptação cinematográfica da história começou a ser produzida. Ao contrário de Moore, o desenhista apoiou o longa-metragem e se encontrou com a equipe de produção.

"Tínhamos sentimentos diferentes quanto ao filme. A conversa foi perfeitamente amigável. Não exijo que as pessoas vejam as coisas da mesma maneira que eu. Gibbons se mostrou preocupado sobre haver algum problema entre nós dois por causa disso e eu respondi que não haveria e respeitava a posição dele. Mas também pedi que ele respeitasse a minha", afirmou.

Dave Gibbons

"Dei a parte que era destinada a mim sobre os direitos pela adaptação aos cocriadores e pedi para Gibbons me avisar e agradecer quando ele recebesse esse dinheiro. Apenas isso, um agradecimento. Pedi isso porque Dave Lloyd nunca o fez sobre o filme V de Vingança. Apenas pegou o dinheiro e falou mal de mim em uma convenção, incluindo uma vez enquanto estava sentado na mesma mesa que minha filha. No dia do meu casamento, conversamos e pedi a ele que nunca mais falássemos sobre Watchmen novamente, pelo bem da nossa amizade, e assim foi. O filme foi lançado e ficou claro que Gibbons havia recebido o dinheiro àquela altura, mas esqueceu de ligar para mim e agradecer. Não me senti bem", relembrou.

Segundo Moore, Gibbons voltou a telefonar para ele algum tempo depois, mas não para agradecer. Ele queria conversar sobre Watchmen e a intenção da DC de devolver os direitos sobre a obra para os dois e assim permitir que produzissem novas histórias.

"Fiquei muito chateado e, bem nervoso, disse que não queria que nenhuma nova história fosse feita. Dave então ofereceu uma soma bem grande de dinheiro apenas para eu dar minha bênção caso essas histórias fossem feitas. Naquela altura, ele estava sendo um intermediário e revelou que a editora estava planejando lançar um novo projeto de Watchmen e nos oferecia por volta de 250 mil dólares apenas para supervisionar esse projeto. Fiquei nervoso e disse umas coisas que ainda mantenho. E esse foi o fim da minha amizade com Dave Gibbons. Só depois que mencionei esse fato em uma entrevista ele me ligou agradecendo, mas aí era tarde. Foi quando me desliguei emocionalmente de qualquer coisa referente a Watchmen".

Alan Moore continua recebendo pagamentos da editora pela obra, fruto das vendas contínuas que a graphic novel gera até hoje.

Para ler a entrevista na íntegra, em inglês, com todos os detalhes sobre o caso Watchmen e outros assuntos, clique aqui.

Before Watchmen começa a ser publicada em junho deste ano.

WatchmenBefore Watchmen

 

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA