Em sua nova obra, Joe Sacco aborda a guerra de Saravejo
Em todos os campos existem bons e maus profissionais. Mas pouquíssimos são aqueles cujos trabalhos criam um novo patamar e redefinem conceitos, como é o caso de Joe Sacco. Com obras como Palestina e Área de Segurança - Gorazde (ambas publicadas no Brasil pela Conrad Editora), ele inventou uma nova maneira de fazer jornalismo: em quadrinhos.
Vencedor de vários prêmios em todo o mundo, o autor - que expôs de maneira tão competente assuntos delicados e difíceis como os conflitos da Palestina e a guerra da Bósnia - lança um novo projeto.
The Fixer: A Story From Saravejo está sendo lançado este mês nos Estados Unidos, pela editora Drawn & Quarterly, numa caprichada edição de 108 páginas em capa dura.
Na trama, o jornalista está sempre com seu guia. Trata-se de Neven, que Sacco conheceu num hotel em 1995. Na época, o cerco sérvio em torno da cidade estava diminuindo aos poucos, mas o medo e ataques eram constantes.
Neven ajudava Sacco a conversar com as pessoas do lugar. Em contrapartida, Sacco era importante para Neven, porque a imprensa estrangeira havia abandonado o local quase completamente após o fim do principal conflito.
Ao contrário de suas obras anteriores, nas quais ilustrava a história com várias pessoas que entrevistou, em The Fixer ele retrata apenas uma pessoa, personificando a cidade. E esta pessoa é Neven, um nativo de Saravejo.
Ele treinou no exército iugoslavo como franco-atirador, e se juntou a uma unidade paramilitar comandada por Ismet Bajramovic, conhecido também como Celo, um violento ex-condenado que possuía um grande carisma.
Com isso, Sacco mostra aos leitores a história da luta contra os sérvios durante o cerco. The Fixer: A Story From Sarajevo custa US$ 24,95.
A mais recente obra de Joe Sacco publicada no Brasil foi Palestina - Na faixa de Gaza, também pela Conrad.