Evento comemora dez anos de criação do coletivo Quarto Mundo
O Quarto Mundo surgiu em 2007, fruto de conversas e iniciativa de diversos autores de quadrinhos brasileiros. Percebendo que todos eles enfrentavam os mesmos problemas em suas publicações, um grupo de discussão se formou e desembocou na estreia oficial do coletivo alguns meses depois, durante o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos daquele mesmo ano.
Cinco anos depois, com vários eventos em seu currículo e algumas premiações (Grande Contribuição do Troféu HQ Mix 2008, Jayme Cortez no Angelo Agostini de 2009, dentre outras), uma série de ações concretas pela melhoria das HQs independentes e centenas de títulos lançados pelos autores do grupo, o mercado havia se transformado. O Quarto Mundo deixou de existir, mas ajudou a plantar sementes que trouxeram muitos frutos para os quadrinhos brasileiros.
Munidos do espírito coletivo e da alegria que sempre foi uma tônica nas ações do grupo, alguns dos antigos membros resolveram comemorar os dez anos de fundação do coletivo.
O evento acontecerá no próximo sábado, dia 28 de outubro, na escola HQ em FOCO (Rua Coelho Barradas, 153 – Vila Prudente), em São Paulo/SP. O início será às 10h, e terminará às 23h.
Participarão diversos ex-membros do grupo e mais alguns convidados. Haverá ainda: novidades recentes dos quadrinhos, venda de revistas e exposição de originais e publicações antigas lançadas na época do Quarto Mundo. Marcarão presença Adriano Panda, Alex Mir, Ana Recalde, Bira Dantas, Brão Barbosa, Cadu Simões, Daniel Esteves, Hugo Nanni, Laudo Ferreira, Leonardo Melo, Mario Cau, Mário César, Omar Viñole, Paulo Kielwagen e Will.
Também foram convidados Marcatti, Raphael Fernandes e Larissa Palmieri (Editora Draco), Al Stefano, Alex Rodrigues e Samuel Bono (Zapata Edições), Germana Viana e Hector Lima.
Durante todo o dia, acontecerão debates relativos ao mercado independente de quadrinhos e seus autores.