Evento mensal de caricaturistas no México
No dia 30 de outubro, aconteceu o primeiro Tianguis de Caricaturistas, realizado pela Sociedad Mexicana de Caricaturistas.
O acerto do evento começa pelo nome. "Tianguis" era um mercado extremamente rico em variedade que existia na cidade de Tlatelolco, e que acabou encantando os colonizadores espanhóis, tendo seu uso generalizado, no México, para querer dizer "feira". Para saber mais sobre os Tianguis, consulte a melhor referência em arquitetura social do Brasil: a Vitruvius.
Na primeira edição do Tianguis, compareceram Andro, da revista Rolling Stone; Art da CNI Canal 40; Gabriel da ESTO; Florez, da revista Gente; Alarcón de El Financier e Waldo, da Maxim.
O evento deve se repetir no Museo de la Caricatura, no último sábado de cada mês, reunindo artistas de vários meios impressos para caricaturar os visitantes, a um preço acessível. Outro aspecto da mostra é o da solidariedade: nas próximas edições, será dada prioridade a colegas que se encontrem em dificuldades financeiras.
A Sociedad Mexicana de Caricaturistas se constituiu em 1987 e já conta com mais de 140 associados, quase 20% dos quais são mulheres. Com certeza, são boas lições a aprender com a SMC.
Em tempo: já que falamos em Tlateloco, leia aqui, em notícia do El Universal, que os jovens da cidade também realizaram sua feira de mangás, no fim de semana que passou.