Exposição em São Paulo apresenta o trabalho de J. Carlos
José Carlos de Brito e Cunha (1884-1950), conhecido como J. Carlos, foi o autor de uma das mais poderosas crônicas visuais do Brasil na primeira metade do Século 20. Sua ampla produção é apresentada na exposição J. Carlos – Originais, que o Instituto Moreira Salles – Paulista (Avenida Paulista, 2424), em São Paulo/SP, apresenta até o dia 26 de janeiro de 2020.
A mostra, que foi exibida na sede carioca em 2017, reúne cerca de 300 itens, dentre desenhos e publicações, selecionados pelos curadores Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires.
J. Carlos produziu uma obra variada, que inclui caricaturas, charges, cartuns, alfabetos tipográficos, publicidade, enfim, todo o universo gráfico das primeiras revistas ilustradas do País.
Estreou na imprensa em 1902, aos 18 anos, e trabalhou ininterruptamente pelos 48 anos seguintes. Acredita-se que tenha publicado mais de 50 mil desenhos.
A mostra apresenta instantes decisivos dessa trajetória, em obras selecionadas dentre os cerca de mil originais que integram a coleção de Eduardo Augusto de Brito e Cunha (filho de J. Carlos), sob a guarda do Instituto desde 2015.
O acervo reunido por Eduardo também inclui coleções encadernadas das publicações em que J. Carlos atuou, como Careta, Para Todos..., Fon-Fon! e Almanaque do Tico-Tico.