Faleceu o desenhista argentino Manuel García Ferré
Manuel García Ferré, desenhista e diretor de filmes de animação, faleceu no último dia 28 de março, aos 83 anos, em Buenos Aires, na Argentina, durante uma cirurgia do coração.
Ferré nasceu no dia 8 de outubro de 1929, em Almería, na Espanha. Em 1947, aos 18 anos, migrou para a Argentina. Enquanto estudava arquitetura na Universidad de Buenos Aires, trabalhava para agências de publicidade.
Sua primeira publicação ocorreu em 1952, quando seu personagem Pi-Pío foi aceito pela revista Billiken, de Constancio Vigil. Pí-Pío vivia na Vila Leoncia, lugar no qual surgiriam outros de seus personagens famosos, como Oaky e Hijitus.
Hijitus foi adaptado para a TV em 1967, em Las Aventuras de Súper Hijitus. Essa foi a primeira série de animação argentina, exibida até 1974. O desenho tornou-se um dos mais bem sucedidos da América Latina.
Em 1964, ele criou e editou Anteojito, uma importante revista infantil, que na década de 1970 chegou a ter uma circulação de 300 mil exemplares. A última edição foi publicada em 2002.
Outros personagens famosos de García Ferré são Larguirucho, Petete e Calculín.
Seu último filme, Soledad y Larguirucho, estreou em 2012 e foi estrelado pela cantora Soledad Pastorutti.
No mesmo ano, o personagem Larguirucho se juntou a Mafalda, de Quino, e a Isidoro Cañones, de Dante Quinterno, no Paseo de la Historieta porteña, no bairro de San Telmo, em Buenos Aires.