Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Faleceu o desenhista veterano Dick Ayers

6 maio 2014

Dick AyersRoy Thomas, antigo editor-chefe da Marvel Comics, informou que o veterano desenhista Dick Ayers faleceu no dia 4 de maio. Thomas soube do óbito pelo filho do artista, Fred Ayers.

Richard "Dick" Ayers sofria do mal de Parkinson e estava tendo algumas complicações de saúde derivadas dessa condição. Ele completou 90 anos no dia 28 de abril.  O desenhista nasceu em 1924, em Ossining, no estado de New York, nos Estados Unidos.

Sua carreira com os quadrinhos no serviço militar. Ayers serviu no Army Air Corps (serviço da Força Aérea que oferece suporte às forças terrestres) e publicou sua primeira tira, Radio Ray, no jornal militar Radio Post, em 1942.

Depois da Segunda Guerra Mundial, Ayers desenhou para a editora Dell. Em 1947, estudou desenho com Burne Hogarth, na Cartoonists and Illustrators School (escola de arte que depois passou a se chamar School of Visual Arts). Nesse período, também fez trabalhos para o estúdio de Joe Shuster, desenhando a tira de humor Jimmy Durante (publicada por Vin Sullivan, da extinta editora Magazine Enterprises).

Junto com o escritor Ray Krank, Ayers criou o personagem de faroeste (e horror) Ghost Rider (Rex Fury) – que não possui relação com o Motoqueiro Fantasma –, na revista in Tim Holt # 11, da Magazine Enterprises, em 1949. O herói serviria de base para a criação do Ghost Rider (Carter Slade) – conhecido no Brasil como Cavaleiro Fantasma – da Marvel Comics, em 1967, por Roy Thomas, Gary Friedrich e Dick Ayers. Esse personagem foi depois renomeado Night Rider e, finalmente, Phantom Rider.

Na década de 1950, passou a fazer arte para as revistas da Charlton Comics e, em 1952, para a Atlas, editora do grupo de Martin Goodman, que depois se tornaria a Marvel Comics. Na Atlas, ele ilustrou HQs publicadas em títulos como Adventures into Terror, Astonishing, Journey into Mystery, Journey into Unknown Worlds, Menace, Mystery Tales, Mystic, Strange Tales e Uncanny Tales.

A primeira colaboração entre Jack Kirby e Ayers ocorreu em 1959, quando ele arte-finalizou o desenho do parceiro na capa de Wyatt Earp # 25.

Nos anos 1960, ele ganhou fama como um dos arte-finalistas de Jack Kirby em Quarteto Fantástico e Journey Into Mystery. Além disso, durante mais de uma década, Ayers foi o desenhista da série Sgt. Fury and his Howling Commandos, que narra as aventuras do Sargento Nick Fury e seus companheiros durante a Segunda Guerra Mundial.

Na década de 1980, ele ilustrou algumas revistas da Archie Comics, criadas especialmente para a loja de equipamentos eletrônicos RadioShack.

Em 2007, Dick Ayers entrou para o Will Eisner Comic Book Hall of Fame.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA