Faleceu o roteirista George Gladir
O roteirista George Gladir faleceu no último dia 3 de abril, aos 88 anos. Ele escreveu centenas de roteiros para a Archie Comics e foi o criador, junto com Dan DeCarlo, da série Sabrina, The Teenage Witch.
Gladir nasceu em 1925. Com 18 anos, já estava trabalhando como letrista no estúdio Eisner-Iger. Ele se formou na New York School of Visual Arts e se dedicou à produção de charges e cartuns para jornais e revistas.
Segundo o escritor Mark Evanier, Gladir combateu na Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, e foi prisioneiro de guerra.
É difícil precisar quando Gladir começou a colaborar com a Archie Comics - naquela época não era comum creditar desenhistas e escritores. Ele começou fazendo gags e cartuns e logo evoluiu para os roteiros - alguns deles realizados em 1944. Apesar disso, ele só se tornou uma constante na editora por volta de 1959.
O artista trabalhou para a maioria dos títulos da editora, incluindo Archie, Josie and the Pussycats, Archie's Pal Jughead, Reggie and Me, Betty and Me, Archie's Madhouse e Archie's Girls Betty and Veronica. Em outubro de 1962, criou para a revista Archie's Madhouse # 22 a bruxa adolescente Sabrina, personagem que foi a estrela de duas séries de desenhos animados (em 1970 e 1999), um filme e um seriado com a atriz Melissa Joan Hart, em 1996.
A Sony Pictures está produzindo um novo filme com a heroína, ainda sem data de estreia prevista.
Gladir também colaborou durante anos para a revista Cracked, a mais duradoura das cópias da revista MAD, em parceria com o desenhista John Severin.
Em 2007, ele recebeu o prêmio Bill Finger pela qualidade de seu trabalho como escritor de quadrinhos. Segundo a Archie Comics, uma de suas últimas histórias será publicada no próximo mês de junho.
Victor Gorelick, presidente e editor-chefe da Archie Comics, disse que foi uma honra trabalhar ao lado de George Gladir por 54 anos.