Fanzine Subterrâneo completa seis anos
O fanzine Subterrâneo está comemorando quatro anos com o lançamento de sua 36ª edição. A publicação foi criada em 2004, por amigos que, na época, se reuniam nas dependências da Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo.
Desde o seu surgimento, o zine mantém algumas características peculiares. A primeira é ser produzido em apenas uma folha A4, impressa frente e verso em preto e dobrada. Outra é o fato de as capas (sempre feitas por algum integrante do grupo) se complementarem, como se montassem uma grande cena. E a terceira é a distribuição gratuita.
Ao longo de suas 36 edições, o fanzine apresentou personagens que, mais tarde, estrelariam publicações próprias, como Sideralman, Piratas e o Bucha.
Neste número, cada integrante do Subterrâneo apresenta uma história sobre o passado de alguns de seus personagens. São eles:
Demetrius Dante, por Will; Franco, por Luigi Colafigli; Peludinho, por Márcio Garcia; e Piratas, por Marcos Venceslau.
Além das HQs, o fanzine traz o espaço O Bueiro, com textos informativos sobre quadrinhos, um editorial e uma nova seção, chamada Boca de Lobo, com curiosidades do Subterrâneo.
O Subterrâneo, que integra o Coletivo Quarto Mundo, ganhou o Troféu HQ Mix de Melhor Fanzine em 2007.
Para mais informações, escreva para subterraneo.zine@gmail.com ou visite o site oficial da publicação.