Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Faroeste clássico de Héctor Oesterheld retorna ao Brasil

19 março 2024

“Loco” Sexton (formato 17 x 24 cm, capa dura, aproximadamente 250 páginas cada) é uma coleção em dois volumes, lançamento da Editora Lorentz. O título está em campanha na plataforma Catarse.

"Não há lugar para a piedade no deserto." A frase sintetiza a iniciativa de Héctor Oesterheld (O Eternauta, Mort Cinder) nesta obra em quadrinhos. Fugindo da simplicidade repetitiva de muitas das HQs norte-americanas que inundaram o mercado a partir dos anos 1950, Oesterheld — acossado pela ditadura argentina e forçosamente afastado do convívio familiar — se empenhou em criar uma saga de faroeste diferente. Para isso, formou dupla com o chileno Arturo Del Castillo.

Indo além dos mocinhos e bandidos, o faroeste de Oesterheld elenca personagens simples do cotidiano como protagonistas de histórias curtas capazes de dar um nó na garganta e impregnar a memória. Herbert "Loco" Sexton, jornalista radicado na pacata Trés Cráneos, é porta-voz de um Oeste pouco convencional: cruel — que não perdoa nem o mais inocente de seus personagens — e, sobretudo, possível.

A série terá seus 43 capítulos restaurados — muitos deles escritos também por artistas como Ray Collins, Guillermo Saccomanno, Mario Pedrazzi e Carlos Albiac — e compilados em dois volumes de capa dura.

Algumas dessas histórias foram publicadas no Brasil pela Editora Vecchi entre os anos de 1979 e 1981, na revista Skorpio.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA