Fausto Longo e Lucas Longo, na mesma mostra
Dentro da programação do 31º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, está em exibição a mostra De Pai Para Filho, reunindo 20 trabalhos entre charges e cartuns, selecionados para o salão em anos anteriores dos autores - pai e filho: os cartunistas piracicabanos Fausto Longo, de 52 anos, e Lucas Longo, de 26.
Fausto, na verdade, integrou a comissão que selecionou os trabalhos para o primeiro salão, em 1973, sendo um dos fundadores desta trajetória de êxito, o que realça o caráter afetivo da mostra. Na edição deste ano, fausto integrou, mais uma vez, o júri de seleção.
A temática geral de Fausto e de Lucas é pautada pela crítica política e pelo meio ambiente. A mostra foi aberta no dia 21 de setembro e está no Engenho Central (pavilhão que sedia a grande maioria das atividades do salão, inclusive a mostra principal). Pode ser vista até o dia 12 de outubro (último dia do Salão) de segunda a domingo, das 10 às 21h, com entrada gratuita.
No final de semana passado, houve um "Mutirão de Caricaturas" em que Paulo Caruso, Dino Alves, Ricardo Soares e Luciano Veronesi (ilustrador da Gazeta de Piracicaba e vencedor do primeiro prêmio em caricatura na edição deste ano do salão) estiveram caricaturando visitantes do salão, ao vivo tanto no sábado, como no domingo.