FIHQ-PE: confira os convidados e participe do Salão de Humor
O
FIHQ-PE - Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco
acontece pelo oitavo ano consecutivo, e será realizado no mês de junho,
ocupando as instalações do Observatório Cultural Malakoff (Recife/PE)
com cartuns, caricaturas, charges, ilustrações e quadrinhos.
Este ano, o evento tem curadoria assinada pela Associação dos Cartunistas de Pernambuco (ACAPE), entidade que desde 2001 passou a trabalhar em conjunto com a FUNDARPE na organização do Festival.
Em suas edições, o FIHQ-PE já trouxe nomes como Jerry Robinson, Will Eisner, Keno Don Rosa e outros, além de praticamente todos os principais cartunistas atuantes no Brasil.
Na edição de 2006, as discussões em torno das diferenças e semelhanças entre as artes gráficas do mundo ocidental e do mundo islâmico devem pautar boa parte dos debates promovidos. O evento traz ao Recife o ilustrador norte-americano Peter Kuper e o editor kuaitiano Naif Al-Mutawa.
Kuper irá presidir o Salão de Humor, que terá uma mostra do seu trabalho. Desenhista da tira Spy vs. Spy, publicada na revista Mad, ele é autor de inúmeras adaptações literárias, com destaque para as versões em quadrinhos da obra do escritor Franz Kafka, incluindo Metamorfose, recentemente lançado no Brasil. O trabalho do artista, que vive em Nova York, aparece regularmente em publicações de referência como a revistas Time, Newsweek e os jornais Washington Post e New York Times.
O outro convidado internacional é o kuaitiano Naif Al-Mutawa, que desenvolve uma série de super-heróis de quadrinhos cujos poderes têm origem nos 99 atributos de Alá. Para criar The 99, Al-Mutawa misturou arquétipos do islamismo e da cultura árabe com as fórmulas e os visuais típicos das HQs norte-americanas. Naif Al-Mutawa, que é psicólogo, trabalhou com sobreviventes de tortura política e foi vencedor do Prêmio de Literatura Infantil da Unesco em 1997.
O FIHQ conta ainda com alguns dos principais representantes das artes gráficas brasileiras, incluindo veteranos como Nani, autor da tira Vereda Tropical, e Gualberto Costa, um dos fundadores da Associação dos Cartunistas do Brasil e criador do troféu HQ Mix.
A ilustração infantil também terá seu espaço, com a presença de Ângela Lago e Mário Vale. O mangá será representado por Érica Awano e Marcelo Cassaro. Já o gaúcho Fábio Zimbres traz o universo underground e dos quadrinhos de vanguarda. O evento terá ainda a presença de Kleber Sales, ilustrador do Correio Brasilienze, que estará ministrando uma oficina de caricaturas.
O Salão de Humor do FIHQ-2006 irá premiar os melhores trabalhos em cinco categorias, com prêmio será o equivalente a R$ 4.000,00 em cada uma delas. Artistas gráficos profissionais e amadores já podem inscrever seus trabalhos.
Para outras informações, conferir o regulamento e participar do Salão, clique aqui.