Gallimard comprou o grupo Flammarion
Segundo um comunicado da agência de notícias France-Presse (AFP), a editora Gallimard comprou o grupo Flammarion, que pertencia à empresa italiana RCS - Rizzoli Corriere della Sera - MediaGroup.
A venda foi realizada no último dia 26 de junho, pelo valor de 251 milhões de euros, restando apenas a finalização de alguns acordos sindicais para terminar o processo.
O grupo Flammarion é a quarta maior casa editorial da França e dela fazem parte as editoras Casterman (cujo catálogo inclui as séries Tintim e Corto Maltese e o selo KSTR), J'ai lu, Librio, LT Jacques Lanore, Fluide Glacial, Autrement, Arthaud e Pygmalion.
De acordo com a ACBD - Association des Critiques et journalistes de Bande Dessinée, o grupo Flammarion publicou 226 títulos em 2011, o que corresponde a 4,24% do mercado franco-belga.
A Gallimard e a Flammarion, juntas, representam uma receita de 470 milhões de euros. Quando o processo de compra estiver finalizado, a editora Gallimard controlará diretamente 11 selos: Gallimard jeunesse, Gallimard-Bayou, Denoël Graphic, Futuropolis, Casterman, KSTR, Fluide Glacial, Sakka, Jungle !, Flammarion e J'ai Lu.
Se o novo grupo editorial mantiver o volume de publicações de quadrinhos lançados em 2011, a Gallimard controlará perto de 6% do mercado franco-belga.