Globinho lança nova coleção de Monteiro Lobato em Quadrinhos
Monteiro Lobato, cujo nome de batismo era José Bento Monteiro Lobato, nasceu em Taubaté, em 1882, e morreu em São Paulo, em 1948. Ele era escritor, jornalista, editor, tradutor, empresário do ferro e do petróleo. Estudou Direito, mas logo abandonou a profissão para se dedicar à literatura. Fundador da indústria editorial no Brasil e conhecido escritor de romances e contos adultos, tornou-se, com as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, um dos autores infantojuvenis mais importantes do País.
Agora, a Globinho - selo infantil da Globo Livros - lança, reunida em uma caixa especial, a adaptação das histórias mitológicas e da literatura universal feitas pelo autor. A Caixa Monteiro Lobato em Quadrinhos traz seis livros no formato 17,5 x 23 cm, indicados para crianças a partir de oito anos, ao preço de R$ 99,90.
Esses seis livros são Dom Quixote das Crianças, Peter Pan, Fábulas, Aventuras de Hans Staden, O Minotauro e Os Doze Trabalhos de Hércules.
A coleção revela a diversidade de fontes de inspiração do escritor, além de seu esforço em tornar conhecidas no Brasil, em sua época, importantes narrativas que influenciaram a cultura no mundo todo.
Da mitologia grega, o autor tomou emprestadas as lendas do Minotauro e de Hércules para escrever duas das mais célebres narrativas envolvendo a turma da boneca Emília. Da literatura universal, veio a matéria-prima para um volume composto exclusivamente de fábulas revisitadas pelo escritor, além das recriações das histórias de Dom Quixote e de Peter Pan, recontadas com intervenções da turma do sítio. Por fim, da própria história brasileira, Lobato resgata a viagem real do aventureiro alemão Hans Staden, que escapou de ser devorado por indígenas em um Brasil recém-descoberto.
A editora já havia publicado esses livros individualmente e, agora, eles estão reunidos nesta caixa especial.