Greve dos roteiristas paralisa o seriado Mulher-Biônica
A
greve dos roteiristas de cinema e TV nos Estados Unidos já causou diversas
vítimas.
Além de paralisar a produção de alguns filmes, forçou certos talk shows a entrar numa fase de reprises, parou seriados como The Office, Desperate House Wives e 24 Horas. Agora, foi a nova série da Mulher-Biônica que entrou em pausa forçada.
Segundo o Hollywood Reporter, as filmagens de Mulher-Biônica, exibida semanalmente, foram paralisadas em 9 de novembro, muito antes do final, previsto para 12 de dezembro. Ou seja, a NBC não terá episódios suficientes para fechar a temporada como esperava.
Mesmo assim, em 28 de novembro a emissora exibirá o episódio Do Not
Disturb, no qual Jaime Sommers (papel da atriz inglesa Michelle Ryan)
viaja com sua irmã Becca (Lucy Kate Hale) para um spa e acaba enfrentando
um hóspede.
Mas a greve não é o único problema do seriado, que vem sofrendo com um enredo fraco e queda de público, que caiu pela metade no último episódio (7,78 milhões de telespectadores), em comparação com a exibição de estréia (13,59 milhões).
A emissora contratou Jason Cahill, escritor da série Sopranos, para a sua equipe de roteiristas, e aparentemente está tentando salvar o seriado. Existem rumores de um relançamento previsto para 2008.
Mulher-Biônica, que estreou em 26 de setembro de 2007, é uma nova versão do seriado de mesmo nome, da década de 1970, com Lindsay Wagner no papel principal.
Heroes e Heroes Origins também foram afetados pela greve. Heroes poderá ter o final da temporada antecipado e modificado e Origins foi cancelado por tempo indeterminado.
Outro efeito colateral da greve dos escritores poderá ser visto nos quadrinhos. Muitos roteiristas de cinema e TV poderão finalmente se dedicar a seus projetos atrasados de quadrinhos (e existem muitos autores nessa categoria).
A
editora Red
5 está até fazendo uma chamada para esses escritores, pedindo
novas propostas para minisséries.
E se você está se perguntando qual o motivo desta greve, ele é simples: os escritores exigem uma participação maior nos lucros das vendas de filmes e seriados em novas mídias e formatos, como o DVD e a internet.
Os escritores atualmente ganham 8 centavos sobre cada DVD vendido e propõem o aumento para 16 centavos. Os estúdios reclamam que essas novas mídias ainda são muito "jovens" e é cedo para avaliar o impacto geral de vendas.
A última greve dos roteiristas ocorreu em 1988, durou 22 semanas e causou um prejuízo estimado em mais de 500 milhões de dólares.