Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Hal Jordan retorna como Lanterna Verde em nova minissérie

3 maio 2004

Hal Jordan, no traço de Ethan Van SciverDemorou quase 10 anos, mas o dia finalmente chegou: Hal Jordan voltará a vestir o uniforme de Lanterna Verde em outubro, na minissérie em cinco edições Rebirth (Ressurreição, em português). Os argumentos serão de Geoff Johns, e a arte de Ethan Van Sciver. A notícia foi divulgada pela Wizard # 152, e rapidamente provocou a reação dos fãs.

A DC Comics está preparando uma total reformulação para a franquia do Lanterna Verde. A atual série terminará no número # 181, em setembro, e também está sendo planejado o retorno da Tropa dos Lanternas Verdes.

Segundo o autor, a trama circundará todas as facetas do mito dos Lanternas Verdes, incluindo John Stewart, Guy Gardner, Espectro, Alan Scott e Kyle Rayner. Este último desempenhará um papel de grande importância na minissérie.

Rumores sobre o retorno de Hal Jordan sempre apareciam, mas se tornaram mais fortes desde o ano passado. O editor Peter Tomasi disse que os fãs dos personagens ficariam muito felizes em 2004, e o artista Alex Ross - um fã assumido de Jordan - respondeu "nós vencemos", quando questionado sobre o Lanterna durante uma sessão de autógrafos.

Primeiro surgiu a notícia de que Grant Morrison poderia estar envolvido no projeto, mas, desde o início do ano, já era dado como certo o nome de Geoff Johns.

"Sempre acreditei que Hal é um dos maiores heróis do Universo DC. Na minha opinião, o caminho que ele tomou diminuiu seu papel e impacto como herói. Há muitos assuntos não resolvidos relacionado a ele, Espectro e a Tropa. Assim, queremos reconstruir Hal, abordando tudo o que aconteceu em sua vida e ao mesmo tempo reafirmar a essência do que um Lanterna Verde representa", disse Dan DiDio, vice-presidente editorial da DC.

Johns deu uma declaração sobre o assunto. "Após um ano trabalhando no projeto, posso falar oficialmente sobre ele. Mas não o farei muito. Você provavelmente já sabe de Rebirth, minissérie mensal em cinco edições que começa em outubro, ilustrada por Ethan Van Sciver e editado por Peter Tomasi", começou.

"Já trabalhei com Ethan antes, no especial Flash: Epidemia, e queríamos muito fazer algo juntos novamente. Peter é meu editor em JSA e Gavião Negro. Esse é um projeto extremamente importante para todos nós. Essa não pode ser apenas uma minissérie boa, tem que ser excelente."

"Rebirth é o retorno de Hal Jordan. Mas não iremos simplesmente apagar tudo e voltar até 1975. Essa é uma resposta a alguns que acham que nada nunca muda. Ou que alguém 'venceu' e outro 'perdeu'. A verdade é que você não sabe o que estamos preparando, mas vamos olhar para frente. E isso é bom", afirmou.

"Estamos aqui para contar uma grande história utilizando a mitologia do Lanterna Verde. Haverá muitas surpresas, algumas grandes revelações e desenhos incríveis. As páginas de Ethan são espetaculares."

"A eterna discussão sobre qual é o melhor Lanterna não significa nada para nós. O Lanterna Verde é legal. O conceito é um dos mais ricos dos quadrinhos. Batman, Liga da Justiça, Alan Scott, Arqueiro Verde, JSA... todos estarão em Rebirth", continua Geoff.

"Haverá centenas de perguntas que nos serão feitas até outubro. O que vai acontecer com Kyle? John Stewart? O Espectro? Os Guardiões? Guy Gardner? Kilowog? Tudo o que posso dizer é... está tudo na minissérie. Não vou ficar respondendo muito além dessa declaração", decretou.

A trajetória do Lanterna Verde é cheio de controvérsias, um verdadeiro caso de paixão por parte dos fãs.

Criado em 1940 por Bill Finger e Martin Nodell em plena Era de Ouro dos quadrinhos, o personagem respondia pelo nome de Alan Scott. Mas foi em 1959, na chamada Era de Prata (quando vários super-heróis foram "recriados" pela editora) que nasceu a versão que conhecemos do personagem. Atualizado por Gardner Fox e Gil Kane, nascia Hal Jordan, um piloto de caças escolhido para se tornar o Lanterna Verde da Terra, por sua coragem e bravura.

Introduzindo toda uma nova mitologia, como a Tropa dos Lanternas Verdes, rapidamente caiu nas graças dos leitores. Em 1986, a DC resolveu fazer a saga Crise nas Infinitas Terras, que mudaria totalmente seu universo fictício, e foi aí que começou a queda de Hal.

Após a saga, a série mensal do personagem foi relançada a partir do número um. Pouco depois, as vendas já não estavam boas, e a equipe editorial resolveu radicalizar ao produzir o arco de histórias Crepúsculo Esmeralda (publicado no Brasil pela Editora Abril), cujo clímax aconteceria no número 50 da revista.

Na trama, Hal Jordan enlouquece após a destruição de sua cidade, Coast City, durante a saga O Retorno do Super-Homem. Querendo arrumar as coisas, ele se volta contra a Tropa dos Lanternas Verdes e mata todos os seus integrantes, para conseguir poder suficiente e levar adiante seu desejo.

Assim, o novo Lanterna passou a ser Kyle Rayner, o último portador do anel esmeralda. A trama rapidamente criou polêmica, e os fãs, revoltados, criaram um grupo chamado H.E.A.T. (Hal's Esmerald Advancement Team), que desde então vinha lutando pelo retorno de seu herói. Hoje, certamente, estão sorrindo.

Mas, antes disso, Hal Jordan passou por outras polêmicas. Ele foi o vilão principal da saga Zero Hora, e se redimiu morrendo para salvar o mundo em A Noite Final. Acabou voltando como o novo hospedeiro do espírito da vingança, o Espectro, em Dia do Julgamento. Desde então, vem agindo como tal. Chegou a ganhar uma série regular, hoje já cancelada.

Em outubro, Hal Jordan retorna da maneira que, para muitos, ele ainda é: o maior Lanterna Verde de todos os tempos.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA