Heroic Publishing contesta Marvel sobre a marca registrada de Champions
A
Heroic Publishing, editora americana especializada em
RPG e quadrinhos, está contestando a Marvel
sobre os direitos do nome The Champions.
Segundo Dennis Mallonee, presidente da Heroic Publishing, é a sua companhia que possui a marca registrada, e não a Marvel.
A "Casa das Idéias" publicou a revista Champions (Os Campeões, no Brasil), cujos personagens (Hércules, Homem de Gelo, Anjo, Motoqueiro Fantasma e Viúva Negra) tinham base em Los Angeles, entre 1975 e 1978.
O título durou apenas 17 números. A Marvel só fez o registro da marca meses depois que a revista já havia sido cancelada.
Em 1981, a Heroic Publishing publicou o RPG Champions. A Marvel tentou contestar o uso da marca, e acabou perdendo seu registro, pois o escritório de patentes notou que a "Casa das Idéias" só obtivera o registro após o cancelamento do título e há anos não usava a marca em suas revistas.
Com isso, a Heroic Publishing publicou diversos jogos e licenciou seus personagens (que apesar de se chamarem Os Campeões, são heróis diferentes dos da Marvel) para os quadrinhos, que foram publicados entre 1986 e 1987 pela Eclipse, e posteriormente pela própria Heroic.
A
Marvel tentou contestar a marca novamente, na década
de 1990, mas recebeu a mesma resposta: que a marca havia sido abandonada
por ela.
Em maio de 2006 a Heroic pediu o registro da marca Champions no escritório de patentes. O pedido ficou esperando oposição, e como ninguém se opôs dentro do tempo hábil, foi concedida a marca em 27 de março de 2007.
Na prática, a Heroic vem usando o nome sem parar, desde 1981, tanto nos RPGs, quanto nas HQs, ao contrário da Marvel.
O confronto legal entre as duas companhias se agravou no final de 2006, quando a Marvel publicou um encadernado com as histórias dos Campeões e recebeu uma carta de protesto da Heroic, informando-lhes do problema do registro.
Para piorar, a Marvel já anunciou que lançará uma nova revista dos Campeões, com roteiro de Matt Fraction e arte de Barry Kitson. O título faz parte do evento The Initiative, que vem resgatando personagens antigos e dando cara nova ao Universo Marvel.
A Heroic lançará, em maio, Champions #38 que retoma a série onde ela havia parado há alguns anos.
Apesar disso, Mallonee espera que a Marvel passe a agir
de boa-fé e resolva o assunto de maneira amigável.
A Marvel não quis comentar o assunto, num sinal claro de que a solução ainda está distante.