Homem invade sessão de O Cavaleiro das Trevas Ressurge e abre fogo contra o público
No último dia 20 de julho, madrugada de quinta para sexta-feira, durante a sessão de meia-noite da estreia do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, um homem identificado como James Holmes, de 24 anos, invadiu um cinema na cidade de Aurora, no Colorado, Estados Unidos, e abriu fogo contra o público presente.
Segundo a polícia, ele estava fortemente armado, vestia um colete à prova de balas e usava uma máscara antigás. Ele estava de posse de bombas de gás, que usou para confundir os espectadores enquanto atirava.
Doze pessoas foram mortas e 59 ficaram feridas.
Holmes foi preso depois da ação, no estacionamento do shopping no qual fica o cinema, e não ofereceu resistência. Para evitar que soubessem mais detalhes de sua vida, ele chegou a montar armadilhas com explosivos em seu apartamento, que foram desmontadas pela polícia.
Depois de mais essa tragédia, que ocorre com frequência nos Estados Unidos, foi reaberto o debate sobre a venda de armas no país, mas o forte lobby da indústria armamentista nos Estados Unidos costuma abafar o assunto, como já aconteceu outras vezes.
O presidente Barack Obama declarou, em nota oficial, estar profundamente chocado e que sua administração fará tudo para ajudar as vítimas e seus parentes. "Vamos levar o responsável à justiça, garantir a segurança de nosso povo e cuidar dos feridos. Como fazemos em momentos em que somos confrontados com a escuridão, devemos nos unir como uma grande família americana. Devemos todos ter o povo de Aurora em nossos pensamentos e orações, pois enfrenta a perda de familiares, amigos e vizinhos."
Ele confirmou que visitará a cidade.
A Warner Bros. divulgou uma declaração de pesar sobre o ocorrido e mandou suas condolências aos parentes das vítimas. O estúdio decidiu não divulgar os números referentes à bilheteria de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge durante o final de semana em respeito às vítimas. Esses dados só devem ser liberados durante o dia de hoje.
Antes disso, as informações davam conta de que o filme arrecadara US$ 30,6 milhões durante as exibições da meia-noite do dia 20, além de US$ 25 milhões em pré-vendas. Dois recordes para a indústria cinematográfica norte-americana.
O diretor Christopher Nolan também se pronunciou sobre a tragédia, em comunicado à imprensa. "Falando em nome de toda a equipe de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, gostaria de expressar nossa profunda tristeza com essa tragédia sem sentido que se abateu sobre a comunidade de Aurora. Eu não me atreveria a presumir nada sobre as vítimas, só que elas estavam lá para assistir a um filme. Acredito que filmes são uma das grandes formas de arte dos Estados Unidos e a experiência compartilhada entre as pessoas que assistem a história na tela é um passatempo importante e divertido. O cinema é a minha casa e a ideia de alguém violar esse lugar inocente de forma tão selvagem é devastadora para mim. Nada do que qualquer um de nós possa dizer expressaria adequadamente nossos sentimentos às vítimas inocentes desse terrível crime, mas nossos pensamentos estão com eles e seus familiares."