Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

HQs clássicas inspiram pinturas abstratas

30 junho 2006

David J. LeblancO
norte-americano David J. Leblanc, 39 anos, é um confesso fã de quadrinhos.
Com formação acadêmica em Ilustração, há duas décadas ele vem produzindo
pinturas expressionistas abstratas, regularmente exibidas em galerias
e museus de arte nos Estados Unidos.

No ano passado, Leblanc resolveu usar elementos da nona arte em seus trabalhos. O resultado é uma série de quadros, intitulada Action, que recria capas dos gibis da década de 1940.

"Eu estava procurando um modo de incorporar os quadrinhos à minha pintura abstrata, mas levou um tempo para entender como ajustar esses dois estilos tão diferentes", disse o artista.

Até agora, quatro telas foram pintadas; a quinta está sendo finalizada. Cada uma reforça os traços e o colorido exagerados das capas antigas, reorganizados de forma a transmitir excessos. "Quero capturar a energia, excitação e o escapismo que estão nos originais", afirma Leblanc.

Prova disso é o quadro Action #2, que representa a HQ Action Comics #41 (outubro de 1941), em que o Super-Homem salva uma criança prestes a ser atropelada por um trem. A pintura, uma das mais comentadas do artista, evidencia as pinceladas de preto e vermelho-sangue, ressaltando a tensão que o desenho original tenta mostrar.

Leblanc garante que continuará criando pinturas abstratas baseadas em capas de HQs clássicas. A próxima série terá como tema os quadrinhos de faroeste.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA