HQs Disney em nova polêmica na Alemanha
Uma nova polêmica envolvendo os quadrinhos Disney na Alemanha foi noticiada pelo Spiegel Online e repercutida em outros países pelo site Comic Book Resources.
Desta vez, a republicação de uma HQ escrita por Carl Barks - com desenhos de Kay Wright - forçou a editora Egmont a recolher todas as edições de Micky Maus Comics # 6.
Originalmente, a história Where's the Smoke? (publicada no Brasil com o título Onde há fumaça...), estrelada pelos Escoteiros Mirins e produzida em 1972, traz em um dos quadros o prefeito de Patópolis condecorando guardas florestais que debelaram um princípio de incêndio na floresta. Ele se refere ao fogaréu usando o nome Holocausto - do qual Barks, provavelmente, lançou mão para expressar de forma exagerada a potência do fogo.
Na tradução alemã, a palavra foi mantida. E isso bastou para gerar celeuma na imprensa do país - que insinuou supostas inclinações políticas do Pato Donald - e provocar o recolhimento do gibi.
A palavra foi riscada, manualmente, em cada exemplar da edição.
Para entender o efeito negativo que causa na Alemanha a simples menção do Holocausto (assim chamado o extermínio de milhões de pessoas pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial), é preciso saber o quanto esse episódio envergonha o povo alemão.
Há dois anos, outra HQ Disney, em que Hitler aparece no mesmo quadro que o Pato Donald, foi alvo de reclamações de leitores e da imprensa do país.