HQs marginais de Martin Luther King disponíveis na internet
No
ultimo 16 de janeiro, nos Estados Unidos, foi celebrado o Dia de Martin
Luther King, uma homenagem anual ao líder pacifista e pastor protestante
assassinado em 1968.
Entre alguns dos notáveis resultados de sua luta em prol da população negra norte-americana, estão a liberação do acesso a lugares públicos, em 1960, a Lei dos Direitos Civis (1964) e a Lei do Direito de Voto (1965). Ainda chegou a receber o Prêmio Nobel da Paz no ano de sua morte.
Mas o que pouca gente sabia é que Luther King foi personagem de uma HQ que contava sua história, mostrava seus feitos e difundia os ideais de igualdade que pregava. Os quadrinhos foram produzidos em 1956 por uma entidade chamada Fellowship of the Reconciliation, que distribuiu a publicação "por baixo dos panos".
A idéia de produzir um libelo na forma de quadrinhos encontrava razão no fato de que, assim, seria mais fácil burlar o policiamento dos segregacionistas. E o próprio fato de que era perigoso portar um material de conteúdo proibido, fez com que os exemplares fossem "perdidos" e, com o tempo, o gibi se tornasse uma raridade de inegáveis valores histórico e material.
Duas versões da HQ, a original em inglês (exposta no museu Smithsonian) e outra em espanhol (encontrada no Uruguai), foram escaneadas e colocadas à disposição na internet para leitura e download gratuito.
Vale a pena conferir e, desfrutando do prazeroso ato de ler quadrinhos, conhecer um pouco mais sobre esse líder das minorias que deixou grandes lições de tolerância racial.