I-Juca Pirama em quadrinhos adapta poema de Gonçalves Dias
Chega este mês às livrarias I-Juca Pirama em quadrinhos, lançamento da Editora Peirópolis que integra a Coleção Clássicos em HQ.
I-Juca Pirama, escrito em 1851 pelo poeta do Romantismo Gonçalves Dias, é mantido integral nessa versão do quadrinhista Laerte Silvino, com o objetivo de preservar o ritmo e a musicalidade desse poema épico indianista.
Dividida em dez cantos com versos decassílabos, a obra retrata o drama do grande guerreiro tupi ao ser capturado pela tribo dos índios Timbira.
De acordo com os costumes da tribo, o guerreiro aprisionado deve submeter-se ao ritual antropofágico do povo inimigo, momento em que a sua força e coragem são transmitidas aos seus captores pela carne devorada.
No entanto, ao se lembrar de seu pai envelhecido, cego e perdido na floresta, o índio chora, transformando seu canto de morte em canto de amor, rompendo a tradição. Desprezado pelo inimigo por sua covardia, é libertado e a história se desenrola até que ele possa provar sua coragem e recuperar a sua honra.
Nos desenhos de Silvino, a cor da mata é ligeiramente alterada, de acordo com o canto do poema. O texto, que explora o ritmo e a musicalidade como um recurso de expressão artística, teve o tamanho de seus versos preservado na versão em quadrinhos.