Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Ilustração antiga é vendida por US$ 207 mil

30 maio 2006

A imagem abaixo é de uma ilustração feita pelo alemão, posteriormente naturalizado norte-americano, Joseph Christian Leyendecker e usada na capa da revista norte-americana Saturday Evening Post, no dia 26 de novembro de 1927.

Leyendecker, cujo irmão, Francis Xavier, também era um pintor famoso, foi o mais importante ilustrador americano de sua época.

Ele fez mais de 300 das capas do Saturday Evening Post; popularizou a imagem do Papai Noel, como um senhor gordo, barbudo e jovial, vestindo um casaco vermelho; e criou um padrão de beleza masculina, com sua propaganda para as camisas Arrows, similar às famosas mulheres do ilustrador Charles Dana Gibson, as Gibson's Girls.

Leyendecker influenciou um dos maiores ilustradores americanos de todos os tempos, Norman Rockwell, que se tornou seu amigo pessoal, e também foi capista do Saturday Evening Post.

Este artista, nascido em 1874, faleceu em 25 de junho 1951, nos Estados Unidos. Uma curiosidade: Norman Rockwell foi um dos homens que ajudaram a carregar o caixão.

A peça vendida é uma bela arte, sem dúvida, e foi arrematada em um leilão realizado há poucos dias pela Illustration House, nos Estados Unidos.

O comprador, de nome não revelado, pagou impressionantes US$ 207 mil pela obra. Excentricidade para milionário nenhum botar defeito.

Arte de J.C. Leyendecker

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA