Inscrições abertas para o VII Festival de Pernambuco
Um
dos mais bem organizados eventos do traço brasileiro acaba de abrir inscrições.
Trata-se do VII Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco
- FIHQ-PE, capitaneado, como sempre, pelo cartunista Lailson de Holanda
Cavalcanti, numa promoção cultural da Secretaria de Educação Cultura
do Estado.
São quatro categorias: Cartum, Charge, Caricatura e História em Quadrinhos (máximo de três páginas). Os desenhistas podem trabalhar em qualquer técnica e o tema é livre. As obras devem seguir no formato 30 x 40 cm, sem nenhum tipo de moldura, acompanhado da ficha de inscrição, foto, e-mail e pequena biografia do autor, para o seguinte endereço: VII FIHQ - PE - Observatório Cultural Malakoff - Torre Malakoff - Praça General Artur Oscar s/n - Bairro do Recife - CEP 50030-460 - Recife/PE.
Uma das novidades deste ano é que serão aceitos trabalhos elaborados por meios digitais, desde que assinados à mão pelo autor, com descrição, em anexo, das técnicas e softwares utilizados. Não serão permitidas fotocópias.
Na categoria Charge, o desenho deve representar qualquer fato político, esportivo ou social acontecido entre maio de 2004 e abril de 2005, mas é obrigatório que o original seja acompanhado do recorte de jornal ou revista com a data de publicação, pois a modalidade está aberta apenas para cartunistas profissionais.
A premiação para o vencedor de cada categoria é de R$ 3.500,00, mas serão descontados os impostos.
Os 200 trabalhos selecionados pelo júri participarão de uma exposição que acontecerá de 25 de maio a 3 de julho de 2005, na Torre Malakoff. As obras não serão devolvidas.
O cartaz deste ano foi feito pelo cartunista pernambucano Miguel Falcão, com projeto gráfico de Lailson.
Os convidados já confirmados para esta edição do evento são o francês Stéphane Heuet, de Proust em quadrinhos; Mark Fiore, destacado autor de charges eletrônicas na Internet, produz para vários jornais, como o Village Voice on line; o americano Daryl Cagle, chargista, editor do Political Cartoons (o maior site de charges dos Estados Unidos) e da revista online Slate, e que trabalhou com Jim Henson, nos Muppets; o francês radicado na Martinica Hugues Henri, que aAdaptou Jorge Amado para os quadrinhos; o paraense Biratan Porto, um dos mais premiados (nacional e internacionalmente) artistas do traço nacional; e Paulo Emanuel, que desenvolve o trabalho Ídolos de Massa, com esculturas humorísticas de personagens políticos, de futebol e da cena cultural. Dois outros nomes estrangeiros ainda devem ser confirmados.
Mais informações sobre o Festival podem ser obtidas no site oficial, por e-mail ou pelo telefone 0XX-81-3424-8704/ 3134-3000.