Israelense é o grande vencedor do Festival das Cataratas do Iguaçu
O cobiçadíssimo prêmio de 10 mil dólares para o vencedor do 1º Festival Internacional de Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu não ficou no Brasil. Quem vai engordar consideravelmente sua conta bancária será o israelense Yuri Ochakovsky.
Como autor não estava presente, quem recebeu o cheque simbólico, das mãos do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, foi o desenhista americano Gilbert Shelton ("pai" dos Freak Brothers), o principal convidado do evento.
Os outros quatro premiados, pela ordem, foram os seguintes: Neltair Abreu, mais conhecido como Santiago, de Porto Alegre/RS (5 mil dólares); o espanhol Omar Alberto Figueroa Turcios (3 mil dólares); o ex-colaborador do UHQFlavio Luiz Rodrigues Nogueira, de Salvador/BA (1.500 dólares); e Raimundo Rucke, de Itu/SP (500 dólares).
A organização do evento divulgou na internet os 20 trabalhos finalistas. Vale a pena conferir.
Em sua primeira edição, o Festival das Cataratas do Iguaçu recebeu 2.826 cartuns, de artistas de quase 80 países. O tema era Planeta Água. A exposição, que ficará aberta ao público até 14 de dezembro, terá 280 obras selecionadas pelo júri.
Boa notícia - Durante a cerimônia de divulgação dos premiados, a boa notícia ficou por conta de Mares Guia, que assumiu o compromisso de empenhar o Ministério do Turismo na realização da segunda edição do evento, que ele considerou riquíssimo e, por isso mesmo, deverá ser colocado no calendário oficial do turismo do Brasil.
O ministro afirmou ainda que levará a exposição, considerada de nível elevadíssimo, para outras capitais de estados e a Brasília. A cerimônia contou ainda com a presença de outros políticos, como o governador do Paraná, Roberto Requião; o secretário estadual de Turismo, Claudio Rorato; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Sâmis da Silva. O presidente de honra do Festival foi o cartunista Ziraldo.