Jorge Zahar Editor lança O Gato do Rabino
A
Jorge Zahar Editor lançou um novo álbum de quadrinhos.
Nessa primeiro história da série O Gato do Rabino (formato 16 x 23cm, 48 páginas, R$ 39,90) - que vendeu mais de 210 mil exemplares na França e recebeu o Prêmio do Júri do Festival Internacional de HQ de Angoulême, o francês Joann Sfar guia o leitor numa fábula protagonizada por um felino, que discute o judaísmo com humor mordaz e inteligente.
Ao engolir um papagaio, o gato conquista o poder da palavra e começa a questionar se não seria judeu e se não deveria por isso ler a Torá e fazer seu Bar Mitzvah. Para tentar resolver assunto tão delicado, o rabino é obrigado a consultar outro rabino, que por sua vez...
Pelos olhos atentos do gato do rabino, o leitor ambienta-se na Argélia do início do século XX - local onde habitam uma comunidade de judeus sefarditas e o narrador dessa bem-humorada narrativa. Em uma bela homenagem à cultura judaica e aos pintores argelinos do século XX, Sfar une a força expressiva de seus desenhos a discussões poéticas.
Joann Sfar é um talentoso artista da nova geração do quadrinho contemporâneo francês. Nascido em Nice, onde fez mestrado em filosofia e cursos de pintura,
escreveu e colaborou em mais de uma centena de livros para adultos e crianças.
Vencedor do prêmio Goscinny, é autor de mais de 30 álbuns de quadrinhos, incluindo a série Grande Vampiro, que está sendo adaptada para o cinema, e Pequeno Vampiro, publicada no Brasil pela Jorge Zahar Editor.