Kevin J. Anderson escreverá Starjammers
Os Starjammers (Piratas Siderais, no Brasil) surgiram na revista X-Men # 104 (naquela época, o título ainda não havia mudado para Uncanny X-Men), criação de Chris Claremont e Dave Cockrum. O grupo era composto por Christopher Summer, o Corsário, posteriormente revelado como pai do Cíclope, e os alienígenas: Lilandra Neramani (que posteriormente virou a regente de Shiar), Raza, Hepzibah e Ch'od. Um estranho grupo de piratas, de motivos nobres, lutando contra o terrível Império Shiar, governado por D'Ken.
Apesar de nunca terem alçado o primeiro time de personagens da Marvel, já tiveram duas minisséries (além de diversas participações nas revistas mutantes), Spotlight On… Starjammers (de Terry Kavanagh e Dave Cockrum) e Starjammers (de Warren Ellis e Carlos Pacheco), ambas da década de 90, e agora voltarão num título regular.
O escritor de ficção-científica Kevin J. Anderson, que já trabalhou com livros da série Arquivo X (Ground Zero) e Guerra nas Estrelas (a trilogia Star Wars: Jedi Academy), fará os roteiros, e a arte será de Ale Garza. Este não é o primeiro trabalho de Anderson nos quadrinhos. Ele já escreveu Star Wars para a Dark Horse.
A série será diferente do que se poderia esperar. Segundo Anderson, as instruções editoriais são para evitar laços fortes de cronologia com o Universo Marvel. "Minhas instruções foram para riscar tudo e começar do zero", disse Anderson.
"A série de ficção não terá relação com o império Shiar nem contará com a participação do Corsário, sem continuidade com o resto do Universo Marvel", continuou Anderson.
Anderson disse que se inspirou no Império Britânico na Índia para criar esta história e o personagem principal, Tolo Hawk.
Além de Hawk, entre os novos personagens Anderson citou a Princesa Sabra e sua guarda-costas, Lenise, e o pai de Tolo, Darby Hawk.
"Sabra é uma garota criada com todo mimo e conforto. Ela não sabe que é um joguete nas mãos de uma organização secreta terrível, o comitê, de Anazar Prime", explicou Anderson.
Dos velhos personagens, os clássicos Raza, Cho'd e Hepzibah estarão presentes.
Anderson explicou que, desde o contato inicial, a Marvel queria que trouxesse de volta alguns dos antigos personagens, esquecidos "na gaveta". A escolha inicial de Anderson foi Killraven, mas, além de problemas de copyright, a Marvel tinha outros planos para o personagem (a minissérie Killraven, de Alan Davis); depois Man Wolf e o editor acabou lhe oferecendo Starjammers.
O escritor, que afirmou já ter planejado quinze números, explicou que a revista será mensal e que a Marvel se comprometeu inicialmente com seis edições. Se a revista "emplacar", continuará regularmente.
As duas primeiras edições devem chegar às comic shops americanas em julho.