Kiki de Montarnasse, premiada HQ francesa, chega às livrarias do Brasil
Já está à venda nas livrarias, pelo selo Galera, da Editora Record, a graphic novel Kiki de Montparnasse (formato 17 x 24 cm, 416 páginas em preto e branco, R$ 54,90), escrita por José-Louis Bocquet e desenhada por Catel Muller, ambos franceses.
A obra ganhou vários prêmios na França e foi apontada como um dos títulos essenciais no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême de 2008. Trata-se de uma biografia em quadrinhos, que engloba desde o nascimento de Alice Prin (nome verdadeiro da protagonista) na vila francesa de Châtillon-sur-Seine, em 1901, até a sua morte.
Passando, é claro, pelo auge de Kiki de Montparnasse, que na Paris boêmia dos anos 1920, era uma das figuras mais carismáticas e adoradas. De modelo para pintores e fotógrafos a cantora e atriz, ela foi companheira do norte-americano Man Ray e musa de outros tantos como Kisling, Fujita, Per Krog, Calder, Léger, Utrillo, Picasso, Cocteau, Modigliani.
Kiki de Montparnasse mostra a ascensão e queda dessa estrela do começo do século 20 e é fruto de uma extensa pesquisa por parte dos autores. Não só da vida da personagem retratada, mas também do visual arquitetônico e dos trajes da época.
Sem dúvida, uma bela HQ europeia que chega ao mercado nacional.