Lançamento de Fortuna – O cartunista dos cartunistas em São Paulo
Fortuna (1931-1994), um dos fundadores d'O Pasquim, deixou seu nome na história do humorismo brasileiro como um dos maiores cartunistas da sua geração. Foi um crítico severo e irônico do golpe militar de 1964, quando publicava charges nas páginas do jornal Correio da Manhã.
Com sua mistura de nonsense e aguda observação, Fortuna teve trabalhos nas capas de diversos livros e revistas, nas tiradas irônicas sobre os logotipos e na criação das histórias de Madame e seu bicho muito louco.
Fortuna – O cartunista dos cartunistas (formato 22 x 27 cm, 256 páginas, R$ 89,00), lançamento das Edições Pinakotheke, foi organizado por Cássio Loredano e reúne quase 50 anos de atividade do humorista brasileiro nas suas diversas fases: desde a colaboração na revista A Cigarra até as charges finais na Gazeta Mercantil, com passagens pela revista Veja e pela Folha de S.Paulo.
A maior parte do material estava inédita em livro. O leitor poderá agora entrar em contato com o trabalho desse artista que foi considerado um dos 100 melhores cartunistas do mundo pela Casa do Humor e Sátira de Gabrovo, da Bulgária, em 1977 – e que, 20 anos antes, já havia conquistado o primeiro prêmio para desenho humorístico de Bordighera, em San Remo, na Itália.
O livro terá evento de lançamento na próxima terça-feira, 3 de junho, a partir das 19 horas, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915), em São Paulo/SP.