Lanterna Verde será o novo personagem gay da DC Comics
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo DC, divulgados na mídia norte-americana, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.
De acordo com o site Bleeding Cool, o personagem que a DC Comics vai revelar ser gay é Alan Scott, o Lanterna Verde original (não confundir com Hal Jordan, integrante da Tropa dos Lanternas Verdes e principal herói a levar essa alcunha). A informação teria vindo de uma fonte confiável - e não revelada - de dentro da própria editora.
Desde a reformulação feita em 2011, Alan Scott e os demais heróis da antiga equipe Sociedade da Justiça não fazem mais parte da cronologia oficial do Universo DC. Em vez disso, agora eles serão apresentados no universo alternativo da revista mensal Terra 2 (Earth 2, no original). Nessa realidade, Superman, Mulher-Maravilha e Batman morrem ao impedir a invasão de Apokolips à Terra, e surgem novos protetores do mundo.
Segundo o escritor do título, James Robinson, Alan Scott assumirá a identidade de Lanterna Verde e se tornará o maior herói do mundo. "Ele é alto, dinâmico, carismático e o mais corajoso homem do planeta. É uma espécie de grande cavaleiro defendendo a Terra, pela qual morreria para salvar. Ele é a epítome do que um herói deveria ser", afirmou no início do ano.
A revelação a respeito da orientação sexual do personagem será feita na segunda edição de Earth 2, que chega às comic shops em junho.
Alan Scott foi criado por Bill Finger e Martin Nodell em 1940, durante a Era de Ouro dos quadrinhos norte-americanos, e sua primeira aparição aconteceu na revista All-American Comics # 16. Originalmente, ele ganhou seus poderes por meio de uma lanterna mágica, e seu uniforme incluía uma capa, camisa vermelha e calças verdes.
A versão mais conhecida e moderna do Lanterna Verde, integrante de uma força intergaláctica conhecida como Tropa dos Lanternas Verdes e personificada na figura de Hal Jordan, só surgiu em 1959. Seus poderes vêm de um anel energético criado pelos Guardiões do Universo, e que é a mais poderosa arma que existe. Assim, o foco do personagem deixou de ser sobrenatural para se tornar científica.
Na época, a DC promoveu uma grande reformulação em diversos personagens, de maneira ainda mais drástica do que o que foi feito em 2011, e mudou totalmente os conceitos que envolviam o herói portador do anel esmeralda.
Heróis que passaram por mudanças semelhantes foram - entre outros - Flash, Elektron e Gavião Negro. Esse foi o início da Era de Prata dos quadrinhos, e também o estopim para o que viria a ser conhecido como o multiverso da DC.
Após a saga Crise nas Infinitas Terras, lançada na década de 1980, Alan Scott e as demais versões da Era de Ouro passaram a integrar a nova e coesa cronologia da editora como heróis que agiram no período da Segunda Guerra Mundial.
No caso específico de Alan, ele chegou a se casar e teve um casal de filhos, que, mais tarde, viriam a ser conhecidos como a super-heroína Jade e o herói Manto Negro.